Wednesday, April 11, 2007

Introduzindo Alvin Plantinga

Caros leitores,

Recentemente saiu um artigo meu sobre a epistemologia de Alvin Plantinga, um filósofo cristão bastante influente, de orientação calvinista. Trata-se de um artigo introdutório, para uma primeira aproximação ao pensamento plantingiano mas, ao mesmo tempo, pode ajudar bastante aqueles que precisam articular melhor a sua visão sobre a relação entre a fé em Deus e a racionalidade.

O artigo é intitulado "A Basicalidade da Crença em Deus segundo Alvin Plantinga", e foi publicado na Horizonte: revista de estudos de teologia e ciências da religião, da PUC MINAS. Está disponível em PDF.

Eu gostaria de receber observações críticas daqueles que puderem ler o artigo!

Para quem quiser saber um pouco mais sobre Alvin Plantinga, clicar no link abaixo:

Alvin Plantinga

1 comment:

Unknown said...

Prezado Gui: por alguma razão que me foge no momento, talvez o mero acaso (argh!), acabei visitando, depois de longo tempo, o Blog da Rede e, via de conseqüência, teu Blog. Se já não havia dito anteriormente, o texto ficou muito bom (você enviou-me acho que uma das últimas versões, se não me engano, basicamente aquela similar com a publicada na Revista).
Além dos argumentos sólidos em favor de uma epistemologia contemporânea que contemple a crença religiosa à guisa de conhecimento, sem dúvida Plantinga nos oferece um norte (ou um programa) para uma crítica ao naturalismo, convencionalmente abraçado por boa parte da academia.
Tentarei passar por aqui pelo menos a cada três semanas.
Um abraço,
Daniel Travessoni.